Saiba quanto vale o seu lixo.

A problemática do lixo é algo sério em todo o mundo e que precisa ser visto como prioridade.  E isso não deve necessariamente começar pelo poder público, pode e deve começar SIM por nós cidadãos.


Apresentaremos nesse post que seu lixo tem valor!


É inaceitável em uma era tão tecnológica, moderna e globalizada, estarmos preocupados com um mosquitinho Aedes aegypti que vem causando doenças, mortes e deficiências na nova geração do planeta. E pode ser combatido com o tratamento adequado do nosso lixo. 

Sem falar nos lixôes:



"Os lixões são depósitos de lixo a céu aberto, onde o lixo é lançado diretamente no solo, sem qualquer cuidado técnico ou especial."

"Em um lixão, por não ter sequer impermeabilização, quando forma-se o chorume, esse líquido infiltra-se no solo, colocando em risco as águas, tanto as superficiais, quanto as subterrâneas. Outro sério problema resultante do processo de decomposição do lixo é a formação do gás metano (CH4). Esse gás pode causar diferentes problemas ambientais, como a contaminação do solo, a poluição do ar, e até impactos a nível global, já que o metano é um dos principais gases de efeito estufa, sendo 21 vezes mais nocivo do que o gás carbônico (CO2)."

Uma das principais metas para o Brasil ainda este ano é eliminar e substituir esses lixões por aterros sanitários – uma técnica mais adequada e segura para dispor o lixo, prevenindo danos ou riscos a saúde humana e ao meio ambiente. Pelo menos é isso que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010). 

Mas mais do que Aterros, precisamos ter consciência do que estamos consumindo e que somos responsáveis pelos resíduos que geramos. 

Sugiro o seguinte exercício:


1. Quando estiver fazendo compras, observe tudo que está levando e o que há de embalagens que podem ser recicladas após o uso (você vai ser surpreender que quase tudo pode ser reaproveitado);

2. Mantenha em casa uma lixeira para colocar residuos úmidos (orgânicos que não podem ser reciclados) e secos (que poderão ser reciclados);



3. Só uma dica: lave as embalagens antes de guardar para reciclagem (garrafa de refri, latinhas, embalagens de iogurte, margarina, vidros etc)

4. Observe como a quantidade de resíduos que você mandará para a coleta "normal" será bem menor, já que você estará se educando através da coleta seletiva, e passará a destinar corretamente esse resíduos secos para reciclagem.



5. Procure na sua Cidade/Estado onde descartar esses resíduos. Se não encontrar, deixe pelo menos separado para que um catador possa recolher. O importante é não mandar para lixões e nem aterros, e sim, para reuso na reciclagem do material.

Para conhecer lugares para deixar seu resíduos reciclável sugiro acessar http://www.rotadareciclagem.com.br/index.html 


Outra opção bem legal, é que no Brasil temos programa que troca resíduos recicláveis por desconto na conta de energia elétrica. 

Esse programa foi pioneiro no Brasil através da Companhia de Energia do Ceará- Coelce, que lançou em 2007 o Ecoelce, uma alternativa para destinação correta de lixo. Hoje existem 9 programas desse tipo em parceria com concessionárias de energia elétrica, e muito outros promovidos por ONG´s, Associações e empresas.


Nos seguintes Estados temos os programas de troca de lixo reciclável por desconto na conta de energia elétrica:

* Bahia
Vale Luz

* Ceará
Ecoelce

* Maranhão
Eco Cemar

* Pernambuco
EcoCelpa


* Sergipe
Conta Cidadã

*Rio de Janeiro capital
Light Recicla  
http://conexaolight.com.br/tag/light-recicla/

* Rio de Janeiro demais regiões
EcoAmpla

* Rio Grande do Sul
AES SUL Recicle Mais Pague Menos

* São Paulo
AES EletropauloRecicle Mais Pague Menos


Se você é de Fortaleza, podemos ter como base os seguintes valores praticados no Ecoelce do Ceará. Os valores são bem simbólicos mas o importante mesmo é descartar corretamente nosso lixo!


E se o cliente não quiser o valor na sua conta de energia, pode ainda exercer ação social doando esse valor para alguma instituição. Pode ser uma instituição de preferência ou uma das que o próprio programa sugere. 



O importante mesmo é participar, se educar, e destinar seu resíduos de forma correta!

Se gostou desse post, deixe seu comentário :)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para quem vai viajar para a Flórida - Orlando

Você já ouviu falar em Calistenia?