Você já ouviu falar em Calistenia?

 Conhecidos como a "Nova Era Fitness" os praticantes dessa atividade física de força e resistência utilizam método e conjuntos de exercícios sem uso de aparelhos numa espécie de ginástica ritmica.

A palavra Calistenia é feminina e vem do grego Kallos (belo), Sthenos (força), e foi criada pelo Dr. Lewis e pela A.C.M (Associação Cristã de Moços), afim de promover saúde e aptidão física em pessoas não consideradas atletas, pois a prática esportiva de alto rendimento exigia uma seleção natural óbvia. (Legal né?!)

As atividades são geralmente realizadas ao ar livre, o que é interessante para quem não aguenta os espaços fechados e limitados das academias. 

Utilizam movimentos de acrobacias e força realizadas em barras de ferro, com execuções simples e com resultados reais. Utilizam a força do próprio corpo!!!! (Haja força pra levantar o meu kkkkk).


Para executar os movimentos corretamente, de forma saudável e evitando lesões, é necessário exercícios de fortalecimento como barras, flexões e abdominais, bem como, alongamentos a fim de aquecer os músculos e preparar as articulações.

Com a necessidade de inovação, algumas práticas vêm sendo trazidas de volta e essa é uma bem antiga onde dizem inclusive que a ginástica é "neta" da calistenia pois os movimentos usados são fundamentados dessa prática esportiva.

Para iniciar nessa atividade, antes de mais nada é necessário aprender o nome dos movimentos mais conhecidos. Para conhecer a lista completa de movimentos e ver como executá-los acesse o site que tem todos os direitos sobre esse conteúdo: 



 Ouvi falar dessa atividade através da amiga e minha profa. de inglês Karine Brito, que vem praticando Calistenia aqui em Fortaleza e está adorando o resultado. Vou lá fazer uma experimental com ela!!!! 

A Karine autorizou compartilhar com vocês leitores alguns vídeos dessa atividade que é dividida em 3 rotinas: Iniciante, Intermediário e Avançado. Confere ai:









ça).
Gostou desse post? Deixe seu cometário. 

bjus bjus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para quem vai viajar para a Flórida - Orlando