O que os rabiscos dizem sobre você?

Os desenhos aleatórios são considerados, pelos psicólogos, uma linguagem do inconsciente capaz de revelar emoções e sentimentos nem sempre admitidos.

Particularmente tenho mania de rabiscar bastante e percebi que recentemente desenho muitos cubos, estrelas, setas e linhas verticais, então tive curiosidade de saber o que inconscientemente se passa na cabeça de quem rabisca.

Essas manifestações gráficas são tão remotas quanto a história da humanidade, pois, a partir do momento em que o homem conseguiu estruturar suas funções perceptivas, imediatamente sentiu necessidade de deixar impressos os sinais sobre a realidade que vivia. Essa é a razão por que “desenhar” é um impulso que acompanha o homem ao longo de toda a sua vida.

Rabiscar é uma prática que se inicia na infância e se apresenta por desenhos. Para as crianças, essas imagens distorcidas e sem nexo se relacionam com desejos, necessidades e emoções e são entendidas como um pedido de ajuda ao adulto, a fim de que ele sinalize as melhores saídas para o grande desafio que é a vida.

As linhas horizontais, por exemplo, são características de pessoas introvertidas, enquanto linhas verticais denotam uma pessoa positiva.

Desenhos muito grandes podem indicar temores internos e inseguranças. Eles também podem ser indicativos de depressão, tristeza e indignidade, dependendo da área da página onde a imagem está localizada.

A localização do rabisco indica a atitude perante a vida e a forma de lidar com os problemas; pode mostrar se  uma pessoa se preocupa com um trauma passado ou sofrido na infância, algo que ainda não tenha sido superado, ou uma pessoa empreendedora e entusiasta olhando para o futuro.

O número de rabiscos feitos em uma intenção pode indicar aspectos importantes da vida da pessoa, por exemplo, para desenhar três árvores, pode se referir a uma pessoa que tem três filhos, três irmãos ou três eventos que deixaram uma marca profunda na pessoa.

Cada desenho é uma marca pessoal intransferível, tão único quanto a impressão digital. Confere ai alguns significados!

1. Árvores
Símbolo de vitalidade e energia. Expressão de crescimento pessoal e busca de oportunidades. Período bem ligado a sua família. Quanto mais galhos tiverem as suas árvores mais complexa é a sua situação familiar. Se você desenhar uma árvore com o tronco curto a copa grande você está autoconfiante e entusiasmada com os seus projetos. Mas se o tronco for longo e a copa pequena você está fantasiando alguma questão aí na sua cabeça. Já se o tronco e a copa estão proporcionais, você se encontra em um período de equilíbrio nas suas emoções familiares.

2. Caras e bocas
Tudo indica que se sinta bem ajustado ao seu mundo. As expressões dessas figuras que surgem do nada também revelam como você está se sentindo. Ou seja: quem está contente desenha pessoas felizes. Se em vez disso, o que surgem no papel são figuras esquisitas, fantasmas, algo deve estar pegando na sua vida.

3. Casas
Desenhar casas significa estar se sentindo bem no lugar onde se vive. Uma casa aponta para uma sensação de conforto, paz com a família, mesmo que algumas brigas com os irmãos pareçam dizer o contrário. Mas se a casa não tiver janelas nem portas, isso pode indicar uma sensação de pouco espaço. Pode exprimir também um caráter tímido, de quem ama muito as coisas simples e procura, nos afetos, segurança e proteção. As viagens podem criar alguma ansiedade, pois quem desenha continuamente uma casa tem dificuldades para se separar do ambiente natural.

4. Círculos, bolas
O hábito de desenhar círculos indica que você é uma pessoa que se completa, mas gosta de passar bastante tempo com as pessoas. Indica também que é uma pessoa bastante equilibrada e centrada. Mas atenção se um círculo está sobre o outro você está precisando passar um tempo sozinha ou tentando guardar algum segredo. Se você faz um círculo perfeito pode ser que você já se abriu com alguém que deu com a língua nos dentes e agora está com medo de se abrir com os amigos.

5. Cubos
Você está num momento de muita atividade, cheio de idéias borbulhando na cabeça. O bom é que esse período junta desejo e ação. Aproveite para dar o ponta pé inicial nos seus projetos. Tem uma tendência a ser muito organizado, concreto, lógico e um pouco perfeccionista, pode ser uma pessoa que enquadra tudo e, por isso, é perfeito para atividades que exijam resultados. Mas se você está colocando um cubo dentro do outro é sinal de frustração, alguma coisa ou alguém a andou decepcionando.



6. Escadas
Denota tensão e desequilíbrio. Dependendo do tamanho, denota abertura nos relacionamentos.

7. Espirais
A espiral é o grande signo dos celtas que juntavam o passado, presente e futuro. Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho e mostra um desejo de estar mais próximo de seus amigos. assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma. Se a espiral está para cima você está apostando no seu crescimento e do grupo. Mas se a espiral está desenhada para baixo você anda meio decepcionada com seus amigos ou pode denotar dificuldade para enfrentar mudanças repentinas.


8. Estrelas
Estrelas mostram que você sabe muito bem o que quer e que sabe realmente que caminho deseja seguir; sinal de ambição, de que tem objetivos bem definidos na cabeça. Se as suas estrelas são simétricas,  você tem condições de analisar os acontecimentos, é curiosa e segura de suas decisões. Já as estrelas disformes, assimétricas, mostram que você tem um grande potencial e muita força de vontade, mas anda meio atrapalhada e não está sabendo como se organizar. Exprime a necessidade inconsciente de evasão e de sonho. Quem enche a folha de estrelas, tem uma visão romântica da vida, é pouco concreto, mas, em compensação, tem muita fantasia. Pode, assim, desenvolver atividade onde seja necessário espírito de inovação, originalidade e interdependência.



9. Flores
Desenhar flores demonstra que você é uma pessoa sensível e bastante emotiva. Expressam uma natureza sentimental, romântica, pacífica e cuidadosa, que costuma pensar antes de falar. Se tem desenhado botões de flor, você anda com medo de se mostrar e anda se protegendo dos outros. Se a flor é colocada num segundo plano ou é desconsiderada (riscada), pode ser que a pessoa se sinta desmotivada e isso esteja influenciando sua eficiência.

10. Grades
Eles são indicativos de estresse ou preocupação. Ele pode indicar uma pessoa que se sente preso ou sufocado por um problema atual. É provável que algo está perturbando o ambiente ou alguém está olhando para retirar outros.

11. Linhas
Linhas retas são feitas por quem está de bem com a vida, e é objetiva e vai direto ao ponto. Linhas em ziguezague ou que se cruzam várias vezes indicam que alguma coisa mexeu muito com você, mas sua opção é não pensar nisso agora, pelo menos por enquanto. Se as linhas em ziguezague se fecharem, mas de forma diferente, pode ser um indicativo de vingança. Se esse rabisco envolver ou enquadrar outras figuras, indica que a pessoa está segurando sua raiva ou está segurando a raiva em determinada situação.

12. Nome
Se você não para de escrever seu próprio nome, pode ser um jeito inconsciente de demonstrar que está triste ou se sentido rejeitado(a) pelos outros. Mas pode ser interpretado também que você anda preocupada com você, com os rumos da sua vida e que nesse momento você está focada apenas em você.  Repetir mais de uma vez o próprio nome ou a assinatura exprime a necessidade de representar-se no papel, reforçando a própria segurança; é uma modalidade quase adolescente, por isso, nos adultos, pode ser um sinal de regressão.

13. Olhos
Você é curioso(a) ou está procurando alguma solução para um problema se desenhar olhos. Se os seus olhos estão olhando para frente você está preocupada com alguma coisa que está acontecendo no presente, se os olhos estão para a esquerda é relacionado com o passado e se for para a direita você está preocupada com o futuro. Se você tiver desenhado olhos fechados, é provável que não esteja querendo enfrentar uma situação ou não queira admitir algo cruel sobre si mesmo.



14. Ondas ou nuvens
Você esta pronto para mergulhar em alguma coisa nova, que pode mudar a sua vida . Tanto as ondas do mar como as nuvens lembram movimento, expectativa de uma oportunidade especial ou desejo de cair fora, rapidinho.  Esses rabiscos indicam que está pronto para se jogar em um novo projeto, que pode transformar a sua vida. Pode ser que você esteja na expectativa de uma oportunidade especial.

15. Setas/Flechas
Desenhar setas significa alguma idéia fixa. As flechas exprimem a necessidade de alcançar um objetivo, vontade de afirmação de si mesmo, realização no trabalho por meio de determinação. Por trás de quem desenha flechas, há sempre um componente de agressividade. Se elas apontarem para baixo ou para esquerda, elas falam de alguma coisa que já passou. Se elas apontarem para a direita, indicam futuro. Se as setas apontarem para cima, você deve estar entediado.


16. Sol
O sol é um sinal que evidencia uma forte ligação à figura paterna. Se é desenhado com raios, indica uma influência positiva nessa experiência. Ao contrário, se faltam os raios, pode sinalizar questões mal resolvidas. Essas pessoas adoram atividades de movimento, enquanto os espaços reduzidos representam limites insuportáveis.

  
A próxima vez que você se encontrar desenhando e tiver algo relevante que chame sua atenção, como por exemplo um desenho recorrente, é provável que seu subconsciente esteja tentando lhe dizer algo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para quem vai viajar para a Flórida - Orlando

Você já ouviu falar em Calistenia?