Parecem estar falando grego no seu trabalho?

Entenda o "corporativês" nosso de cada dia.

Quem nunca esteve no meio de uma reunião de negócios e parecia que todos falavam grego?! Eu confesso...já ouvi termos que depois corri para ver o significado no Google :) 
Se você é como eu e tem curiosidade de entender o significado do corporativês, aproveita o post!

  • Approach: Abordagem
  • Background: experiência e conhecimento pessoal ou profissional.
  • Benchmark: Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas
  • Brainstorm: literalmente, significa "tempestade cerebral". É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar idéia.
  • Briefing: ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada.
  • Brand: marca

  • Branding: É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa




  •  Budget: orçamento.
  •  Business plan: plano de negócios.
  • Case: estudo de caso. Uma história que descreve assunto vivido pela empresa.
  • Canvas: é um "Quadro de modelo de negócios". É uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes utilizando um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos de modelo de negócios.

  • Case: Estudo de caso, normalmente abordado em empresas
  • Cash: Dinheiro vivo
  • CEO - chief executive officer: É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte.
  • Clima organizacional: É o ambiente interno de uma empresa.Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários.
  • Cultura organizacional: hábitos e crenças que refletem no comportamento dos funcionários e está ligado à missão e aos valores da empresa.
  • Coaching:  Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira (coach,  treinador, em inglês) que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos
  • Competências: conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões do profissional.
  • Commodity: Produto primário, geralmente com grande participação no comércio  
  • Core business: Negócio
  • Country-manager: Diretor-geral para o país
  • Deadline:  Data limite. Data, dia ou hora, em que alguma coisa precisa ser dada como terminada ou liquidada
  • Downsizing:  Redução no número de funcionários da empresa


  • EBITDA: Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization - ganhos antes dos pagamentos de juros, impostos, depreciação e amortização. O termo é seguido por um número que representa os ganhos da empresa em um determinado período permitindo portanto análise da performance financeira de tal empresa
  • Endomarketing: marketing interno que visa informar, motivar e conscientizar os funcionários.
  • Empowerment: delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. A versão aportuguesada "empoderamento" também é usada.
  • ERPs: Sistemas de gestão empresariais
  • Expertise: sinônimo de especialidade. Também pode se referir ao conhecimento técnico de um profissional.
  • Factoring: Prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas cobrando comissão
  • Feedback: É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação, sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate-papo é o comportamento do subordinado.
  • Fine tuning: Sintonia fina, calibragem
  • Follow-up: Dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram
  • Gamification: Gamification é a estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público com as marcas de maneira lúdica. Na prática, as empresas oferecem recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca.
  • Gap: Intervalo
  • Headhunter:  é um termo em inglês que significa “caçador de cabeças”, ele seleciona os melhores profissionais do mercado em áreas executivas, aliando as necessidades da empresa com a qualificação do profissional. Ele se torna um mediador entre empresa e profissional.
  • In-loco: No lugar em que determinada coisa acontece
  • Income: Renda
  • Insight: usa-se esse termo quando se tem uma idéia não convencional ou se encontra a solução para um problema.
  • Interface: em recursos humanos, significa o meio capaz de promover a ligação ou interação entre dois ou mais grupos.
  • Job: trabalho eventual ou sazonal, que não é fixo.
  • Job rotation: Rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha.
  • Join Venture: Associação de empresas para explorar determinado negócio. De caráter não definitivo, nenhuma das empresas participantes perde sua personalidade jurídica.
  • Kick-off: Dar o primeiro passo, começar.
  • Know-how: Conhecimento
  • Layout: plano, arranjo, esquema, design ou projeto.
  • Market share: Fatia de mercado.

  • Mentoring: acompanhamento de um profissional mais experiente (mentor) para dar conselhos e orientar a carreira.
  • Merchandising: Prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizada para vender outro, destacando-o da concorrência, isto acontecendo no ponto de venda (PDV). Merchandising é a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão, mídia impressa e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos.
  • Meritocracia: política de promoção e recompensas baseada no desempenho e nas contribuições do funcionário.
  • Networking: Construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação.
  • Newsletter: Boletim de noticias.
  • Outplacement: Serviço oferecido e pago pela empresa, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para se recolocar no mercado de trabalho, bem como para o planejamento de sua carreira.

  • Outsourcing: Terceirização
  • Pensar fora da caixa: ter ideias diferentes das convencionais, propor soluções nunca testadas.
  • Performance: Palavra inglesa que significa atuação e desempenho.
  • Período sabático: quando o profissional decide se afastar do trabalho por um tempo prolongado, com expectativa de retorno.

  • Proativo: profissional que em vez de apresentar problemas aponta soluções ou toma iniciativas sem esperar ordens.
  • Reengenharia: Mudança nos processo internos de uma empresa
  • Resiliência: capacidade de superar obstáculos sem surtar e contribuindo para a mudança.
  • ROI: Return of Investiment - Tempo necessário para o retorno do investimento.
  • Royalty:   é utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia. Os detentores ou proprietários recebem porcentagens geralmente prefixadas das vendas finais ou dos lucros obtidos por aquele que extrai o recurso natural, ou fabrica e comercializa um produto ou tecnologia, assim como o concurso de suas marcas ou dos lucros obtidos com essas operações  . O proprietário em questão pode ser uma pessoa física, uma empresa ou o próprio Estado.
  • Sinergia: Ação positiva e simultânea de um grupo de pessoas na realização de uma atividade. Trabalho em conjunto, que envolve vários setores ou profissionais da empresa.

  • Skill: Habilidades

  • Stakeholders: Partes / grupos que estão diretamente interessadas na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade. Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui.

  • Start up: significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.
  • Stand-by: No aguardo
  • Status-quo: Situação atual do ambiente interno da empresa, principalmente no que diz respeito aos processos interno.

  • Supply chain management: Gerenciamento de cadeia de abastecimento

  • Survey: Estudo, pesquisa. Muitos sites pagam pela realização de testes, inquéritos ou questionários online.
  • Target: Alvo
  • TI: Sigla de tecnologia da informação
  • Top of Mind: Refere-se a marca ou produto mais lembrado espontaneamente
  • Trend: Tendência
  • Turnover: Rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia

  • Workaholic: Pessoa viciada em trabalho
  • Workshop: Treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor, que visa ao aprendizado de novas práticas para o trabalho.

Se tiver mais sugestão de termos importante, deixa sua mensagem que com certeza iremos incluir...até a próxima! 


Fonte: Você S.A
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para quem vai viajar para a Flórida - Orlando

Você já ouviu falar em Calistenia?